JavaScript is disabled. Please enable to continue!

Mobile search icon
labalimentos >> Serviços Analíticos >> Micotoxinas

Micotoxinas

Micotoxinas são substâncias químicas produzidas por fungos presentes em cereais, como milho, trigo e cevada, e rações animais à base desses cereais. Esses fungos crescem em condições de umidade e temperatura ideais e podem se proliferar tanto durante o cultivo quanto durante o armazenamento desses alimentos e rações.


As micotoxinas são nocivas à saúde humana e animal, podendo causar problemas como intoxicações agudas e crônicas, câncer, problemas hepáticos, renais e neurológicos. A presença de micotoxinas em alimentos e rações é regulada e monitorada por órgãos de saúde em todo o mundo para garantir a segurança alimentar.

Os órgãos responsáveis por controlar as micotoxinas variam de país para país. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) têm papel importante na regulamentação e monitoramento das micotoxinas em alimentos e rações. Em outros países, outras agências governamentais podem ter responsabilidades similares. Além disso, organizações internacionais como a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e a OMS (Organização Mundial da Saúde) também possuem programas para monitorar e prevenir a contaminação por micotoxinas em alimentos.

Em atendimento às principais micotoxinas requisitadas em legislações, trouxemos a tecnologia do nosso centro de referência na Alemanha para as análises de Aflatoxinas B/G, Fumonisinas, Ocratoxina A, Deoxinivalenol e Zearalenona para grãos, produtos acabados, especiarias, ingredientes e rações.

Para analisar as micotoxinas utilizamos equipamentos e métodos avançados para análise quantitativa utilizando as técnicas de HPLC-DAD/FLD e LC-MS/MS o que propiciam resultados rápidos e precisos.
Somos certificados pelos principais órgãos regulatórios, garantindo a excelência em qualidade e segurança dos nossos produtos.