JavaScript is disabled. Please enable to continue!

Mobile search icon
labalimentos >> Serviços Analíticos >> Dioxinas e Furanos

Dioxinas e Furanos

Dioxinas / Furanos

Dioxinas e furanos (PCDDs/Fs) são um grupo de 210 compostos orgânicos de cloro, dos quais especialmente os dezessete congêneres (2,3,7,8 cloro substituídos por corina) são extremamente tóxicos. As dioxinas são formadas como subprodutos indesejados em processos de combustão, caso estejam presentes vestígios de cloro. As dioxinas e furanos são extremamente estáveis, em termos de qualidades químicas e térmicas. Eles têm uma lipossolubilidade muito boa e são biologicamente quase não degradáveis. Eles são acumulados através da cadeia alimentar e se instalam na gordura, fígado e tecido cutâneo dos seres humanos. A 2,3,7,8-Tetraclorodibenzo(para)dioxina (2,3,7,8 TCDD) vulgarmente conhecida como "Dioxina Seveso" foi declarada cancerígena para o ser humano pela OMS em Fevereiro de 1997.

 

PCBs - Bifenilas policloradas

Os PCB são uma classe composta de hidrocarbonetos aromáticos clorados que consistem em 209 componentes individuais. Do ponto de vista da biologia molecular, 12 compostos (PCB não orto-e PCB mono-orto) apresentam um comportamento semelhante em comparação com as dioxinas/furanos (PCDD/Fs), sendo, por conseguinte, conhecidos como PCB-dl (bifenilas policloradas sob a forma de dioxina). Uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) atribuiu Fatores Equivalentes de Toxicidade (TEF) aos PCB-dl, estes são também conhecidos como PCB-OMS. No que diz respeito à sua estabilidade química e térmica, solubilidade em gordura e persistência biológica, os PCB-dl têm propriedades semelhantes às dioxinas e são acumulados através da cadeia alimentar. Desde o início de 2012, outros PCB-ndl - os 6 congêneres indicadores (PCB não semelhante a dioxina) foram regulamentados para os gêneros alimentícios na UE.

 

Análise de dioxinas, furanos e PCB

Devido à elevada toxicidade para o corpo humano, às suas propriedades persistentes e à dispersão presente em todo o globo, as dioxinas (PCDD/F) e as bifenilas policloradas (PCB) desempenham um papel importante quando se trata de respeitar as normas ambientais e de segurança alimentar. Vários escândalos na última década demonstraram que, apesar de uma proibição quase mundial pela Convenção de Estocolmo, não se pode excluir o acúmulo na cadeia alimentar ou uma contaminação com outros materiais. Recorrentemente, essas substâncias encontram seus caminhos até os alimentos. Devido à sua propriedade lipofílica, concentram-se particularmente nos tecidos gordurosos dos animais. No entanto, as plantas e os produtos minerais também podem conter concentrações alarmantes de dioxinas e PCB. A fim de manter a contaminação das pessoas e do ambiente o mais baixa possível, existem vários regulamentos na União Europeia que estabelecem orientações e níveis máximos. Estes não se referem apenas a alimentos para consumo humano e animal, mas também a combustão de resíduos, resíduos em geral, solos, lamas de depuração e águas. Além disso, existem regulamentos para a disponibilização de produtos químicos no mercado.

A Eurofins é o seu parceiro competente para a análise destes contaminantes em quase todas as matrizes e oferece um serviço rápido e confiável – independentemente do produto.

Contate-nos comercialspecialtests@eurofinslatam.com