Vários medicamentos podem interferir nos resultados dos exames de laboratório, por esse motivo o uso de medicamentos deve ser informado às recepcionistas do laboratório. A suspensão de qualquer medicamento antes da coleta de exames, só poderá ser feita pelo seu médico. O laboratório informa no cadastro dos exames quando algum exame obriga à suspensão de medicamentos, e quando não for possível suspender a medicação, isto será considerado na interpretação clínica do resultado e também será feito um contato do laboratório com o seu médico.
Dúvidas Frequentes
Sim, em vários exames, como agregação plaquetária e curva glicêmica, Durante a realização de curva glicêmica que demora 4 horas para ser realizada, o fumo é proibido.
Evite fumar no dia da coleta de seus exames.
Alguns exames são solicitados para diagnóstico da causa da febre e de outros sinais ou sintomas e servem para orientar o tratamento. Por outro lado, exames realizados para controle clínico ou para acompanhamento doenças não associadas ao quadro febril, não devem ser realizados fora das condições normais de saúde, atividade física e alimentação. Consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer exames nesta situação.
O ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Se necessário, a urina pode ser colhida, adotando-se o cuidado de realizar higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar que o sangue menstrual contamine a urina.
Sim, mas com moderação, pois o excesso pode interferir em alguns exames, como de urina.
Não, o exame de fezes deve ser realizado sem o uso de laxantes.
Isto se chama equimose ou hematoma e ocorre pelo extravasamento de sangue para fora da veia. É causado por veias finas, delicadas, ou com pressão interna elevada; por uso de algum medicamento que altere a coagulação do sangue (por exemplo, aspirina) ou por compressão insuficiente no local da punção.
Por telefone ou fax não passamos os resultados dos exames para garantir a confidencialidade. São passados os resultados dos exames por telefone ou fax apenas para os médicos.
Na recepção apenas alguém portando o protocolo de retirada dos exames ou um documento de identificação do paciente. A entrega de exames para terceiros, sem o protocolo não é permitida. Evidentemente, existem casos excepcionais que serão analisados pela supervisora da recepção e se for o caso, é feito um contato com o paciente para confirmar se está autorizando a retirada dos seus exames por terceiros.
Na Internet somente é possível a retirada dos resultados mediante a identificação e senha que são liberadas após o atendimento.
As coletoras são profissionais de nível técnico ou universitário que são treinadas para realização das coletas tanto para adultos quanto para crianças.
A partir do primeiro dia o ideal é não ultrapassar 10 dias.
O ideal é entregar o mais rápido possível ao laboratório, mas em casos de impossibilidade o material poderá ficar até 5 dias, pois possuem material de fixação para preservação dos materiais.
Não. Este exame somente poderá ser colhido no laboratório para avaliação de fertilidade. Em casos de controle de vasectomia, se o seu médico atestar a vasectomia e autorizar a coleta domiciliar será aberto concessão.
Nem todos os exames necessitam de jejum. O tempo de jejum requerido pode variar entre diversos exames, sendo de 4 horas para boa parte dos exames, de 8 horas para alguns e de 12 a 16 horas para triglicérides e frações de colesterol. Os exames que necessitam de jejum podem ser consultados na “Informação sobre exames” ou em contato com o laboratório. Exames como hemograma, por exemplo, não requerem jejum.
Relatar previamente ao laboratório o preparo que o médico informou e se não interferir na realização dos exames será feito de acordo com a solicitação médica. Porem se interferir, o laboratório entrará em contato com o medico antes da coleta para decisão sobre o preparo que será feito.
Eventualmente podem interferir. Meios de contraste são substâncias de natureza química diversa, utilizados em muitos exames de diagnóstico por imagem. Há grande diversidade de meios de contraste e, cada exame, utiliza volume de contraste variável. Contrastes podem ser administrados por várias vias: oral, venosa, arterial, e, por outras vias, em situações específicas. O ideal para evitar interferências em exames de laboratório e que a coleta seja feita antes do uso dos meios de contraste ou após 48 horas do uso dos mesmos.