Corporeé
Perfil Genético de Composição Corporal
A obesidade é uma doença multifatorial com contribuição evidente do ambiente, mas que revela um forte componente genético.
O Perfil de Composição Corporal – Corporeé do Centro de Genomas® analisa variantes genéticas que são capazes de avaliar a predisposição à obesidade relacionada a fatores nutricionais e de gasto energético, todas documentadas na literatura científica. Destina-se ao controle ou redução do peso por meio da detecção de SNPs que aumentam o risco de obesidade e afetam as necessidades nutricionais.
O conhecimento do seu perfil genético é fundamental para evitar ou controlar, de uma forma mais eficiente, a obesidade e os riscos que ela traz à saúde. O perfil de Composição Corporal – Corporeé do Centro de Genomas®permite que as recomendações nutricionais sejam adaptadas ao seu perfil genético.
Estas orientações são significativamente mais próximas de suas necessidades pessoais do que as recomendações aplicáveis à população em geral. Nós medimos a possibilidade genética de se desenvolver um acúmulo de gordura corporal, não sendo o resultado genético uma sentença inevitável de obesidade.
Como o peso é afetado por inúmeros fatores, é possível otimizar o seu potencial genômico, por meio de mudanças no estilo de vida, para evitar ou reverter a obesidade.
Os genes avaliados por esse perfil são:
Gene de comportamento alimentar e saciedade
• SH2B1 – Associado à sensibilidade de leptina e insulina (habito de petiscar entre as refeições)
• GNPDA2 – Associado à adiposidade corporal (circunferência abdominal aumentada)
Gene associado ao aumento de peso pós-gestacional
• GNB3
Predisposição ao acúmulo de gordura subcutânea
• INSIG2 (acúmulo de gordura corporal)
Predisposição à Obesidade
• FTO (Não saciedade)
• PLIN (Dificuldade em perder peso mesmo com restrição alimentar)